sábado, 4 de junho de 2011

Aponte! - Princípios de sua fundação.

“Quando os pés atravessaram a ponte, seus olhos já estavam lá;
antes de seus pés atravessarem a ponte, seus olhos a construiram!”

Como verbo transitivo, apontar significa indicar, mostrar, direcionando parte de ou todo um objeto para algo que se quer chamar atenção ou para onde se deseja seguir. A pretensão do grupo é dar significado ao seu fazer, dando sentido à sua ação. Fazer algo sabendo onde se quer chegar dá significado a este algo, constrói fundamento, cria comprometimento. O verbo tem outro significado, o de fazer ponta, criar extremidade aguda, penetrante. O que queremos é criar massa crítica que possa dar sentido ao projeto de evolução cultural e educacional da nossa comunidade.

Como verbo intransitivo, apontar significa surgir, aparecer. O sol apontou no horizonte. Estamos apontando num processo contínuo, agudo e diretivo. O verbo no imperativo dá sentido de ação. O ponto de exclamação reforça esta ação: Isto, é com você mesmo! Não fique aí parado! Aponte!

Num jogo interessante de palavras, o verbo nesta inflexão remete ao projeto que nos inspira, da Escola da Ponte. Para deixar claro a inspiração, temos a letra P em caixa alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário